Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
INSTITUCIONAL
Secretaria de Meio Ambiente
Secretaria de Meio Ambiente
 
01/07/2019
Câmara Técnica - Meio Ambiente
O Rio Lontra serve de captação de água pela Sanepar a fim de abastecer a cidade de Salto do Lontra.Com sua nascente na comunidade de Cabeceira do Lontra o rio passa por Nova Esperança do Sudoeste.O município recebe o ICMS Ecológico e por isso tem obrigações com relação a preservação do rio, suas margens e afluentes.A poucos dias aconteceu em Nova Esperança a reunião da Câmara Técnica com representantes do IAP e Instituto das Águas a fim de averiguar as ações implementadas no último ano.O Chefe do departamento de Meio Ambiente Nilson Martins informou que foram apresentados os projetos e ações desenvolvidos pela administração no tocante a preservação do Rio Lontra e também foram elencadas ações para o próximo período.Um dos destaques foi a retirada de moradores ribeirinhos que receberam moradia em locais adequados.Proteção de fontes, cercas e plantio de árvores são outras ações que fazem parte do mix de ações.O Prefeito Jair Stange destacou que essa é uma obrigação da administração e de todas as secretarias e departamentos garantindo água de qualidade aos vizinhos de Salto do Lontra.
19/07/2013
NOVA ESPERANÇA DO SUDOESTE INVESTE NA PROTEÇÃO AMBIENTAL
O município de Nova Esperança do Sudoeste continua seus investimentos na área de proteção ambiental, principalmente no que se refere as APPs (Áreas de Preservação Permanente), ou seja, as Matas Ciliares; Neste ano esta previsto a construção de mais de 8 mil metros de cercas nas margens do Rio Lontra e seus afluentes, isso significa a reconstituição de mais de 24 hectares de mata ciliares, para isso estão sendo entregue nestes dias mais de 1700 palanques de eucalyptus tratado, 110 rolos de arame farpado e mais 4000 tramas para construção de cercas no município. .Segundo levantamento feito no município, precisamos recompor 500 hectares de matas ciliares em todo o município, um trabalho um tanto cansativo pela falta de conscientização por parte de alguns produtores, mas que vamos fazendo onde os produtores têm a consciência de proteger as águas.Alem disso o departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos também esta desenvolvendo um trabalho junto aos agricultores para a proteção de nascentes;Os números falam em nosso favor conseguimos aumentar em 50 mil reais os recursos do ICMS Ecológico o ano passado e para este ano e para aumentar mais 50 mil, ou seja, serão 60 mil a mais para investimentos em nosso município na parte ambiental, já que do total arrecadado 25% vai para a saúde e 15% para a educação, de qualquer forma a melhoria ambiental reverte em recursos nas áreas de saúde e educação se contar com uma melhoria na qualidade de vida de nossa população.Fonte: Departamento de Meio AmbientePrefeitura Municipal de Nova Esperança do Sudoeste - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização.
19/07/2013
COLETA DE LIXO NO INTERIOR DO MÊS DE AGOSTO
Nos dias 16, 23 e 24 de agosto foi feito mais uma coleta de lixo reciclável no interior do município de Nova Esperança do Sudoeste a 4ª deste ano e a 8ª desde o inicio do projeto Cidadão Consciente Protege o Meio Ambiente; Projeto este desenvolvido pelos alunos da terceira série da escola Visconde de Mauá e pelas professoras Luciane Morais e Marli Herculano Reichemback e posto em pratica pelo Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, nesta coleta foram recolhidos mais de 8 toneladas de lixo recicláveis entre vidros, papeis, metais e plásticos este ultimo em maior quantidade (lonas de tampar silo de alimentação animal);Nesta coleta foi utilizado um caminhão do departamento de viação e obras que cedeu também um motorista, o departamento de urbanismo cedeu um funcionário alem de contar com a fiorino e o chefe do Departamento de Meio Ambiente Elcimar A. Faust que auxiliou na coleta. Este mês a coleta foi atípica devido a algumas complicações com relação à caçamba, pois a prefeitura estava com problema devido à terraplanagem da nova escola municipal, que devido as chuva do mês de julho não foi conseguido terminar a terraplanagem e assim atrasou o inicio das obras sendo assim não sendo possível disponibilizar uma caçamba para fazer a coleta do lixo.Também no dia 5 de agosto foi feito coleta de lixo nos dois córregos que cortam a cidade de Nova Esperança do Sudoeste, que resultou em mais de duas toneladas de lixo entre aparelhos eletrônicos descartados, plásticos, metais e papel.Esta coleta contou com o Departamento de Meio Ambiente e o Departamento e de Urbanismo.Para este ano esta previsto mais duas coletas no interior, nos mês de outubro e dezembro sempre na primeira semana; ainda na semana que vem esta programada uma limpeza ao longo da Pr 471 que tem bastante lixo acumulado as margens da rodovia; Isso mostra a importância que a Administração da para a questão Meio Ambiente no município.Fonte: Departamento de Meio AmbientePrefeitura Municipal de Nova Esperança do Sudoeste - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização.
27/08/2010
Semana de meio Ambiente
Semana de meio Ambiente Do dia 30 de maio a 4 de junho foi comemorada a semana do meio ambiente, No município de Nova Esperança do Sudoeste não foi diferente, diversas atividades foram realizadas; Foram proferidas algumas palestras sobre o assunto nas escolas municipais e no colégio estadual de Nova Esperança, coleta de lixo reciclável no interior do município, entrega de mais de 1000 palanques e arame para a construção de cercas nas margens dos rios do município e nos próximos dias será feito coleta de lixo nos dois rios que cortam a Cidade de Nova Esperança do Sudoeste.Na escola municipal Angastão Cruz do Rio Gavião foi feito um bate papo com os alunos sobre o meio ambiente com o Chefe do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e depois os alunos foram levados ate uma propriedade do interior para ver na pratica o que o município esta fazendo e os alunos foram fazer o plantio das arvores para a recomposição da vegetação;Foram envolvidos 94 alunos e 7 professores e com a presença do chefe do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Elcimar a. Faust e dos proprietários Edílson e Fernando Fambomel e Olívia Engles Fambomel foi feito o plantio de 450 mudas de arvores nativas, mudas proveniente do viveiro do IAP de Francisco Beltrão, outras ações deste tipo estarão sendo desenvolvidas durante o ano com as demais escolas do município.Fonte: Secretaria do Meio AmbientePrefeitura Municipal de Nova Esperança do Sudoeste - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização.
20/08/2010
Voltar
Confira as Últimas Notícias
12/11/2021 - Realizada 1ª Audiência Pública em Nova Esperança do Sudoeste
    Na noite desta quarta-feira, 10, a Administração de Nova Esperança do Sudoeste realizou nas dependências da Câmara de Vereadores a 1ª Audiência Pública que tem como objetivo realizar procedimentos para a revisão do Plano Diretor do Município (PDM), assegurando sempre a participação social neste processo.    O arquiteto e urbanista, Henrique Ferrarini, esteve representando a DRZ Geotecnologia e Consultoria, empresa contratada para a execução desta revisão. Ele comentou sobre esse primeiro encontro. “Esse trabalho tem um vigência de dez anos e irá impactar diretamente na vida de toda a população”.     O presidente da câmara de vereadores Andrey Herculano falou em nome dos vereadores presentes. “O trabalho do Legislativo será fundamental para a reformulação do Plano Diretor do Município. Teremos muito trabalho pela frente e contaremos com a participação de todos”.     Para o vice-prefeito Clóvis Fernandes “o crescimento do município requer essa revisão, com objetivo de ouvir os anseios dos nossos munícipes”.    O prefeito Jaime da Silva Stang destacou a importância desta audiência. “Esse foi mais um passo de muitos que iremos dar em busca do crescimento do nosso município. Contamos com o apoio da nossa população para juntos realizar a revisão do Plano Diretor do Munícipio”.     A audiência também foi transmitida no Facebook, na página oficial do município. O evento também contou com a presença dos vereadores Adelir Badziak, Adriana Pens Fagundes, Alencar Jose Luchtenberg, Jose Ivonei Boger, Nilson Jose Formaio e Valdemir Boger, diretores de departamentos e população em geral. No local também foi cumprido as exigências dos órgão de saúde em prevenção a COVID-19.       FONTE | FOTO: Assessoria/Prefeitura Municipal de Nova Esperança do Sudoeste
11/11/2021 - REFIS é instituído na Prefeitura de Nova Esperança do Sudoeste
A Prefeitura de Nova Esperança do Sudoeste instituiu neste mês de novembro o Programa de Recuperação Fiscal – REFIS. Os contribuintes, pessoas físicas ou jurídicas, poderão quitar ou parcelar os débitos de natureza tributária ou não, inscritos ou não em dívida ativa do Município, com vencimentos ocorridos até 31 de dezembro de 2020.   Quem optar pelo REFIS poderá realizar o pagamento de suas dívidas na seguinte forma.   Em parcela única, com remissão de 95% no valor dos juros e multas de mora, que incidirem sobre o valor do principal.   Os débitos com valores inferiores a três Unidades fiscal municipal (UFM) terão parcelamento máximo de três parcelas e, os de valor superior, o parcelamento limitar-se-á a seis parcelas, respeitado o valor mínimo de uma UFM, com remissão de 70% no valor dos juros e multas de mora, que incidirem sobre o valor do principal. O prazo para adesão ao parcelamento é de até 30 dias, podendo ser prorrogado.   O prefeito de Nova Esperança do Sudoeste, Jaime da Silva Stang, comentou sobre a instituição do REFIS. “Essa é uma oportunidade para os munícipes estarem regularizando suas dívidas" e acrescentou “o objetivo é ajudar nossa população e juntos construirmos uma Nova Esperança cada dia melhor” finalizou.   Os contribuintes em dívida com a Prefeitura de Nova Esperança do Sudoeste e interessados em participar do REFIS devem procurar o Departamento de Tributação, anexo à prefeitura Municipal, ou ligar no telefone 3546-1144.       FONTE | FOTO: Assessoria/Prefeitura Municipal de Nova Esperança do Sudoeste
10/11/2021 - Realizada a IV Conferência Municipal De Educação em Nova Esperança do Sudoeste.
  Na tarde desta terça-feira, 09, o Departamento de Educação de Nova Esperança do Sudoeste realizou nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores a IV Conferência Municipal De Educação. Com o tema “INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: Compromisso com o futuro da Educação Brasileira” foram debatidos três eixos:   Eixo 1. O Plano Nacional de Educação (PNE) 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas   Eixo 2. Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação   Eixo 3. Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.   Na oportunidade os alunos do 1º ano da Escola Municipal Visconde de Mauá realizaram uma apresentação cultural.   Neusa Regina Wachholz foi a palestrante do evento.   O Vereador e Presidente da Câmara de Vereadores, Andrey Herculano, falou em nome do Legislativo. “O Departamento de Educação é destaque em nosso município e nós estamos sempre acompanhando e vistoriando os trabalhos desta pasta”.   A diretora do Departamento de Educação, Débora Bonetti da Silva, comentou sobre o evento. “A nossa IV Conferência Municipal De Educação foi um sucesso. Queremos agradecer a presença de todos”.   O Vice-prefeito, Clóvis Fernandes disse que “a Educação é um dos departamentos mais importantes da Administração Municipal.   O Prefeito Jaime da Silva Stang falou da importância deste evento. “Juntos com nossa população debatemos e discutimos sobre as ações do Departamento de Educação” e acrescentou “Todos estão de parabéns por nos ajudar a construir uma educação de qualidade para nossos munícipes” finalizou.   Também participaram do evento a coordenadora pedagógica de Nova Esperança do Sudoeste Vani Bonin, Vereadores Nilson Jose Formaio, Jose Ivonei Boger, Adelir Badziak e Valdemir Boger, Diretoras e servidores das Escolas Municipais e CMEI Sementes da Esperança, Diretores de Departamentos, pais, alunos e população em Geral.   No local o uso de máscaras e a utilização de álcool em gel foram obrigatórios.     FONTE | FOTO: Assessoria/Prefeitura Municipal de Nova Esperança do Sudoeste
29/10/2021 - Palestra marcou o encerramento da Campanha Outubro Rosa em Nova Esperança do Sudoeste.
Uma noite marcante. Assim foi a noite da quarta-feira, 27, no Centro de Eventos de Nova Esperança do Sudoeste. O Departamento de Saúde juntamente com Administração Municipal, Associação Comercial e Empresarial de Salto do Lontra e Nova Esperança do Sudoeste (ACESLO), Núcleo da Mulher e com o apoio da Cooperativa Sicredi realizaram uma palestra de encerramento da Campanha Outubro Rosa. O Dr. João Artur Borges Winkelmann, médico psiquiatra e psicólogo clínico, foi o palestrante. Na oportunidade Marcia Giordani emocionou a todos ao cantar a música raridade. Durante todo o mês de outubro o Departamento de Saúde realizou exames, orientações e encontros com o objetivo de levar a prevenção a todas as mulheres do município. A diretora do departamento de saúde, Carla Koerich, fez um balanço da Campanha Outubro Rosa. “Graças à aceitação das mulheres a nossa campanha foi um sucesso” e acrescentou “queremos agradecer a toda a nossa equipe que abraçou e se dedicou em mais uma campanha” finalizou. O vice-prefeito, Clóvis Fernandes, comentou sobre a palestra. “Uma noite que vai ficar marcada na vida da nossa população. Todos estão de parabéns”. O prefeito Jaime da Silva Stang destacou a importância deste encontro. “O objetivo da Administração Municipal é levar saúde e bem estar a todos os munícipes e tivemos a oportunidade de proporcionar este momento de orientações com Dr. João que apresentou uma importante palestra” e acrescentou “queremos agradecer e parabenizar a todos os organizadores, apoiadores e todos que estiveram presentes e fizeram deste evento um sucesso”. Participaram do evento o presidente da câmara de vereadores, Andrey Herculano, vereador Nilson José Formaio e famílias do município. Devido ao decreto municipal e em prevenção a covid-19 o número de participantes da palestra foi limitado. No local foi obrigatório o uso de máscaras e a utilização de álcool em gel.       FONTE | FOTOS: Assessoria/Prefeitura Municipal de Nova Esperança do Sudoeste  
Atualizado Quarta-feira, 08 de Dezembro de 2021 às 10:53:06