Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
INSTITUCIONAL
NOTÍCIAS
Cidadãos são homenageados
Em Sessão Solene a Câmara Municipal de Vereadores de Nova Esperança do Sudoeste, homenageou com a entrega do Título de Cidadão Honorário do Município de Nova Esperança do Sudoeste, Estado do Paraná, os Senhores: Celso Camillo e Jose Cândido de Souza, Ministros da Eucaristia da Igreja Católica e cidadãos atuantes na comunidade.   A Sessão foi realizada no Centro de Eventos do município que ficou lotado com familiares, amigos e autoridades locais que prestigiaram o momento. A Concessão de Título de Cidadania Honorária é a maior homenagem que o município pode oferecer a uma pessoa, considerado momento de honra para quem o recebe e mais ainda a quem o concede. A História de vida de Celso Camillo e José Cândido de Souza se reveste de um significado todo especial por se tratarem de ilustres cidadãos com trabalho voluntário prestado ao longo dos anos a toda gente esperancense.     A concessão dos títulos foi aprovado pelos vereadores Clovis Fernandes, Jair Costenaro da Silva, Pedro Buss Gesser, Jose Danillo Locks, Adriana Alberton de Pieri, Andrey Herculano, João Nascimento Nazario, Jure de Souza Machado e Gilmar Miglioransa, sendo publicado o Decreto Legislativo nº 03/2015 de 08 de setembro de 2015   A solenidade contou com a presença do Prefeito Jair Stange e vice-prefeito Eloi Schlikmann que manifestaram o reconhecimento do poder executivo aos homenageados. Padre Jorge Schafascheki disse que a comunidade católica do município se sentia homenageada com o reconheciemnto aos serviços prestado pelos Ministros da Eucaristia Celso Camillo e José Cândido de Souza. O presidente do Legislativo Municipal Clovis Fernandes destacou que esta honraria serve como incentivo para que o espírito de cooperação continue a ser preservando e manifeste sentimentos de cidadania, que são todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade. Celso Camillo e sua esposa Diva, José Cândido de Souza e sua esposa Inês, agradeceram o reconhecimento demonstrando muita emoção principalmente com os depoimentos de amigos e familiares que prestaram suas homenagens. As esposas também foram lembradas e receberam das mãos das senhoras Marilete Cardoso Stange e Elizandra da Silva  buquês de flores.
30/10/2015
ICMS Ecológico - Nova Esperança do Sudoeste preserva e se beneficia.
O ICMS Ecológico é um instrumento de política pública, criado pioneiramente no Paraná, que trata do repasse de recursos financeiros aos municípios que abrigam em seus territórios Unidades de Conservação ou áreas protegidas, ou ainda mananciais para abastecimento de municípios vizinhos.             O Município de Nova Esperança do Sudoeste está inserido nesta política pública por pertencer a Bacia do Lontra.             A captação de água feita pela Sanepar em Salto do Lontra para abastecer toda a cidade ocorre no rio lontra. Os repasses em dinheiro do ICMS Ecológico é como uma compensação ao Município de Nova Esperança do Sudoeste que acaba tendo limitações no que se refere a instalação de certas empresas ou indústrias que possam oferecer riscos de contaminação da água. Os valores de repasse  para este ano devem atingir R$ 600.000,00 (Seiscentos Mil Reais). A Câmara Técnica do instituto das águas avaliou as ações desenvolvidas pelo Município através da parceria entre o Departamento de Meio Ambiente e as demais Secretarias e Departamentos da administração Municipal. Um dos destaques foi a atuação Educação com projetos de conscientização e trabalhos em loco com os estudantes da cidade e interior. O manejo das pragas na lavoura, recuperação da mata ciliar, o terraceamento das lavouras e readequação de estradas fizeram com que a nota média aumentasse em mais de 0,22% o que indica aumenta no retorno financeiro para o próximo ano. Uma novidade anunciada para avaliação do próximo ano é a análise da água do rio em dois pontos de seu curso. O primeiro a uma distância de 800 metros da nascente ou entrada no município e outra a 800 metros da saída do município. A análise deverá ser feita em novembro e março. Alberto Piccinini do Instituto das águas de Francisco Beltrão anunciou a nota média que ficou em 6,7 e destacou como positiva a atuação do município de Nova Esperança do Sudoeste nos projetos e ações desenvolvidas na proteção e preservação do meio ambiente. Para Nilson Martins do Departamento de Meio ambiente o diferencial foi as parcerias para o sucesso das ações. O Prefeito Jair Stange agradeceu o empenho de todos o disse estar satisfeito por cumprir com as obrigações e ampliar os esforços para garantir aumento de arrecadação do ICMS Ecológico para compensar as perdas com as restrições impostas pela Lei. Lei do ICMS Ecológico ou Lei dos Royalties Ecológicos é o nome que se dá à Lei Complementar nº 59, de 1º de outubro de 1991, aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado do Paraná.
27/10/2015
Administração adota novos horários de trabalho.
A crise econômica vivida no país, a queda na arrecadação e dos repasses aos municípios tem feito com que as administrações municipais tomem medidas de contenção de gastos. Em Nova Esperança do Sudoeste o Prefeito Jair Stange e sua equipe estão iniciando atendimento a população em novos horários com turno único de trabalho. Alguns setores essenciais como Saúde, Cras e Educação continuam com horário normal de expediente. 
20/10/2015
Jair participa de audiência pública
O Prefeito Jair Stange cumpriu agenda de trabalho em Curitiba. O prefeito manteve contato com Deputados e Secretários a fim de acompanhar o andamento dos projetos de interesse do município. Entre as reivindicações da administração está a perfuração de poços artesianos para localidades do interior. Jair também está constantemente reivindicando investimentos em móveis e equipamentos para a Unidade de Saúde que está prestes a ser entregue para uso da população. O Prefeito Jair Stange também se juntou a comitiva que participou na Assembléia Legislativa do Paraná, de  uma audiência pública para tratar da Resolução 556-2015/CONTRAN, que torna facultativo o uso de extintor de incêndio para automóveis, utilitários, camionetes, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. De acordo com os dados apresentados, a resolução que tornou facultativo o uso de extintores causou uma onda de desemprego que deve atingir cerca de 25.000 trabalhadores do Setor. Em Nova Esperança do Sudoeste os efeitos já estão sendo sentidos no comércio. No dia 20 de outubro deve acontecer nova audiência Pública, desta vez na Câmara Federal. 
15/10/2015
Elphoria Modas Novo Lar Móveis conquista campeonato de futsal.
O Departamento de Esportes de Nova Esperança do Sudoeste encerrou com sucesso mais uma edição do Futsal Força Livre Masculino. Com o Ginásio de Esportes lotado os jogos decisivos chamaram a atenção pelo bom nível técnico das equipes. 1o Lugar - Elphoria Modas Novo Lar Móveis 2o Lugar - Ofertão Chapecó 3o Lugar - Supermercado Wessling 4o Lugar - Pinturas Moura Artilheiro - Ivair de Lima Petri da Elphoria Modas Novo Lar Móveis com 18 gols marcados. Goleiro menos vazado - Deivid Ferreira Gregori - da Elphoria Modas Novo Lar Móveis com 10 gols sofridos.
14/10/2015
Comissão divulga eleitos do Conselho Tutelar
A COMISSÃO ESPECIAL ELEITORAL, constituída na forma da Resolução nº 001/2015, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nova Esperança do Sudoeste- PR, DIVULGA o resultado final da eleição dos membros para o Conselho Tutelar, realizada em 04 de outubro de 2015. NOME VOTOS RECEBIDOS Joceane Kuchler 274 José Antonio Vieira 219 Terezinha Loreni Rodrigues 157 Dulcineia Alban 99 Amanda Ribeiro da Motta Santos 85 Clarice Walerius Carijio 62 Cleidemar Silveira 45   85 Brancos e nulos     8   Nova Esperança do Sudoeste- PR, 04 de outubro de  2015.   Juliana Mara Nespolo Presidente do CMDCA
14/10/2015
Feira do Livro atrai crianças e adultos
Durante três dias aconteceu em nova Esperança do Sudoeste a Feira do Livro. O evento contou com parcerias envolvendo a Secretaria de Educação, Escolas, Administração Municipal e Formação de Docentes. Um conjunto de ações permitiu as crianças acesso a livros novos, arrecadação e doações de livros usados, atividades recreativas e sorteio de brindes. Para a Professora Luciane Moraes Baptista o objetivo planejado foi alcançado com sucesso,  a Professora Sibele Ballamann disse que foi possível ver a alegria estampada no rosto das crianças com as atividades, o Secretário Educação Antonio Ivo Nunes de Abreu enfatizou as parcerias para o sucesso da feira do livro e o Prefeito Jair Stange parabenizou a organização e todos o envolvidos em mais um evento de sucesso no município. As turmas que se destacaram na arrecadação de livros foram: 5o ano da Escola Visconde de Mauá - Luciane 2o ano da escola Visconde de Mauá - Sueli 4o ano da escola Rio Gavião - Rosa 4o ano da escola Barra Bonita - Rosangela. Os alunos destas turmas foram premiados com um dia no Cinema em Francisco Beltrão. Cada aluno que participou das atividades recebeu um kit com coletânea de livros e CD, oferecido pela administração Municipal.
13/10/2015
Executivo cria programa máquina na propriedade.
Com objetivo de fomentar a atividade produtiva rural, através da implantação de conjunto de ações visando a melhoria dos acessos viários ás propriedades rurais do município e suas instalações, foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Nova Esperança do Sudoeste o Programa Máquina na Propriedade. Conforme o Projeto de Lei 019/2015 os serviços poderão ser cobrados, conforme regulamentação por decreto. Para execução do programa o Executivo está autorizado a contratar serviços de horas máquinas e caminhões até o limite de R$ 200.000,00 (Duzentos Mil Reais). Serviços: Os serviços prestados nas propriedades rurais serão; abertura e conservação de vias de acesso as propriedades e suas instalações, terraplenagens, aterros visando a instalação de benfeitorias e instalações produtivas, abertura de valas para produção de silagem, esterqueira e fossas. Produtor: Ao produtor beneficiado cabe atentar e aplicar as orientações técnicas repassadas através dos programas desenvolvidos pelo Departamento Municipal de Agropecuária, participar dos cursos e treinamentos de capacitação técnicas, providenciar retirada de cercas, executar roçadas para conservação das vias, emitir nota fiscal de produtor rural quando da comercialização de produtos agropecuários e cumprir a legislação ambiental.
21/09/2015
Voltar
Atualizado Sexta-feira, 27 de Maio de 2022 às 14:22:16